Conífera

As Coníferas são plantas gimnospérmicas em sua maior parte árvores e arbustos presentes nas regiões tropicais e temperadas do planeta. São os vegetais que vivem por mais tempo. Na Califórnia há exemplares de mais de 4.600 anos. No hemisfério norte essas plantas formam enormes bosques onde não pode ser povoado por outras plantas. 

Bons exemplos de plantas coníferas são os pinheiros da europa, os abetos, os chamaciparis, as sequóias, os cedros, os ciprestes, as araucárias.

Características:
Na maioria das vezes as folhas são agulhas longas e finas e em alguns casos em formas de escamas. Os estomas aparecem em linhas ou machas nas folhas e pode fechar dependendo do tempo. Tem suas folhas verdes que as ajudam na absorvição de energia. Geralmente as folhas são fortes e aguentam anos anos antes de cair.

Macaranga conífera
A maior parte das coníferas apresentam o dois órgãos, no entanto em estruturas separadas. Nas PinaceaeAraucariaceaeSciadopityaceae e na maioria das Cupressaceae, os cones são lenhosos e, quando amadurecem, as escamas geralmente abrem para libertar as sementes, que podem ser dispersas pelo vento ou por animais. Em outras espécies, como os abetos, podem desintegrar-se e, ainda noutras, os cones, denominados arilos, são carnudos e comidos pelos animais, que libertam as sementes nas fezes. Em algumas espécies as sementes podem permanecer durante anos, ou até que o fogo atinja a árvore.
"Os cones masculinos têm estruturas chamadas microsporângios que produzem um pólen amarelado, que é geralmente levado pelo vento até aos cones femininos. Os grãos de pólen das coníferas actuais produzem tubos polínicos como a maioria das angiospermas, onde se dá a meiose para afertilização do gametófito feminino. O zigoto desenvolve-se num embrião que, em conjunto com o seu tegumento, se transforma numa semente."
"Os esporângios femininos localizam-se em órgãos de forma cônica, chamados pinhas, frequentemente cobertos por escamas endurecidas (carpelos). As escamas encaixam-se perfeitamente umas nas outras e só se abrem depois da fecundação, para liberar a semente. As pinhas são as flores femininas, (por vezes podem ser outras estruturas, diferentes de pinhas, como gálbulas, entre outras menos comuns)."
Guzmania conífera
As espécies coníferas tem grandes recordes como: os seres vivos mais altos, mais corpulentos e mais velhos que existem na Terra. 
Apesar do número de espécies coníferas ser pequeno, tem uma grande importância geológica pois dominam grandes áreas da Terra e principalmente florestas boreais e em montanhas com climas similares ao tropical.
Muitas dessas plantas produzem resina para proteger a árvore da infestação de insetos ou fungos. 




Um breve vídeo encontrado no Youtube, que explica um pouco sobre as florestas coníferas.





Pinophyta
" Coníferas " pinophyta
Faixa Temporal : Tarde Carbonífero - Recentes
Coníferas floresta no norte da Califórnia
classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinopsida
Ordens e Famílias
Cordaitales †
Pinales
  Pinaceae -Pine família
  Família Araucariaceae - Araucaria
  Família Podocarpaceae -amarelo- madeira
  Família Sciadopityaceae -Umbrella -pine
  Família Cupressaceae - Cypress
  Família Cephalotaxaceae - Ameixa- yew
  Família Taxaceae - Yew
Vojnovskyales †
Voltziales †

Sinônimos
Coniferophyta
Coniferae


A palavra coníferas vem da palavra grega κωνοφόρος , uma palavra de κώνος composto ( cone ) e φέρω ( I urso ) , que significa " aquele que carrega ( a) cone (s) " .

As coníferas, divisão Pinophyta , também conhecido como divisão Coniferophyta ou Coniferae , são um dos 13 ou 14 anos divisão taxa nível dentro do Reino Plantae . Pinophytes são gimnospermas . São plantas com sementes cone de rolamento com o tecido vascular , todos coníferas existentes são plantas lenhosas , a grande maioria sendo árvores com apenas alguns ser arbustos . Exemplos típicos de coníferas incluem cedros, Douglas- abetos , ciprestes, abetos , zimbros , kauri , larício , pinheiros, hemlocks , sequóias , abetos e teixos . 1 A divisão contém cerca de oito famílias , 68 gêneros e 630 espécies vivas . 2 a 3

Embora o número total de espécies é relativamente pequena, coníferas são de enorme importância ecológica . Elas são as plantas dominantes sobre grandes áreas de terra , 4 mais notavelmente as florestas boreais do hemisfério norte [1], mas também em climas frios similares em montanhas mais ao sul . Coníferas boreal tem muitas adaptações de inverno. A forma cônica estreito de coníferas do norte, e seus membros para baixo - caídas ajudá-los a lançar neve . Muitos deles altera sazonalmente sua bioquímica para torná-los mais resistentes ao congelamento, chamado "endurecimento " . Enquanto as florestas tropicais têm mais biodiversidade e volume de negócios, as florestas de coníferas imensas do mundo representam o maior sumidouro de carbono terrestre , ou seja, onde o carbono está vinculado como compostos orgânicos .

Eles também são de grande valor econômico, principalmente para a produção de madeira e papel, 1 4 a madeira de coníferas é conhecido como fibra longaEvolução.  As primeiras coníferas na data do registro fóssil para o final do Carbonífero ( Pensilvânia ) período ( cerca de 300 milhões de anos atrás ) [5], possivelmente decorrentes Cordaites , uma planta com sementes com cone -como estruturas férteis . Esta planta se assemelhava a Araucaria moderna. Pinophyta , Cycadophyta e Ginkgophyta todos desenvolvidos neste momento. [5] Uma adaptação importante destas gimnospermas estava permitindo que as plantas a viver sem ser tão dependente de água. Outras adaptações são pólen (que permite que ocorra a fertilização sem água) e a semente , o que permite que o embrião a ser transportada e desenvolvido em outro lugar. [5 ]


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário