Annelida



Características

Os anelídeos são animais com corpo segmentado, dividido em anéis característicos que originou o nome do grupo, e com uma cavidade corporal. Apresentam circulação fechada, órgãos excretores e respiração cutânea ou branquial.
          Os representantes do grupo habitam ambientes aquáticos ou em terra úmida, rica em matéria orgânica, especialmente restos vegetais. A maioria é de vida livre.




A reprodução
          Ela pode ser sexuada ou assexuada, com a fecundação interna ou externa.  O desenvolvimento é sempre indireto, com formação da larva.

DIVISÃO DO GRUPO
         O grupo dos anelídeos é dividido em 3 grupos: dos poliquetos, oligoquetos, hirudíneos.
   
- POLIQUETOS:
         São os anelídeos que possuem o corpo com muitas cerdas( poli=muito, queto=cerdas). As cerdas localizam-se em projeções do corpo chamadas parapopódios.



 - OLIGOQUETOS
    O exemplo mais conhecido é a minhoca. Há minhocas com centímetros de tamanho e outras com um a dois metros de comprimento como o minhocoçu. Alimentam-se principalmnte de restos vegetais, ingeridos com grandes quantidades de terra.
    O nome oligoqueto significa poucas cerdas (oligo = pouco; queto = cerdas).



- HIRUDÍNEOS
    Os representantes desse grupo são as sanguessugas, animais que como o nome diz, sugam sangue de vertebrados, sendo portanto, parasitas.



A classificação do Filo Annelida (seres segmentados)

Classe Oligochaeta (oligo = pouco; chaeta = cerdas) → são anelídeos com poucas cerdas no corpo, possuindo uma região epidérmica espaçada, o clitelo, sendo responsável pela síntese de um casulo que abrigará os ovos fecundados durante a reprodução.
Exemplo: as minhocas.

Classe Polychaeta (poly = várias; chaeta = cerdas) → são anelídeos portadores de inúmeras cerdas inseridas em projeções laterais ao corpo, formando estruturas denominadas parapódios que auxiliam na locomoção. Esses animais são desprovidos de clitelo. A maioria das espécies deste grupo se reproduz sexuadamente, possuindo fertilização externa que resulta na formação de larvas livre nadantes.
Exemplo: Nereis (organismo marinho).

Classe Hirudínea → anelídeos sem cerdas e com ventosas bucais e na região posterior do corpo. São hermafroditas, com fecundação cruzada e desenvolvimento direto.
Exemplo: sanguessuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário